sábado, outubro 21, 2006

 

PÉLÉ


Posted by Picasa Jogador de futebol brasileiro nasceu no dia 21 de Outubro de1940 emTrês Corações, Minas Gerais no Brasil.
"Eu pensei: ele é feito de carne e osso, como eu. Eu me enganei", declarou Tarciso Burnigch, zagueiro italiano encarregado de marcar Pelé durante a final da Copa do Mundo de 1970.

Com habilidade e velocidade impressionantes, tudo o que o maior jogador de futebol de todos os tempos tinha a fazer era entrar em campo para a torcida explodir.
"O Rei", como a imprensa francesa o apelidou em 1961, foi responsável pelos instantes de maior requinte e encantamento que o futebol viveu.
Além de aperfeiçoar jogadas tradicionais do futebol: a cabeçada fulminante; o chuto seco, violento e preciso; a paradinha maliciosa na marcação do pênalti; e a seqüência de dribles rasteiros e pelo alto.
Criou ainda muitas jogadas, como o chuto ao golo do meio do campo, a tabela realizada nas pernas do adversário e o drible sem bola no goleiro.
O menino Edson Arantes do Nascimento começou cedo a jogar futebol.
Aos 10 ou 11 anos, quando já brincava com a bola num time de pelada chamado Ameriquinha, foi convidado para jogar no Bauru Atlético Clube.
Em 1956, integrou um time profissional: o Santos Futebol Clube, o único clube brasileiro em que actuou como profissional.
Passou a jogar pela Selecção Brasileira com 16 anos, em 7 de julho de 1957, estreando num jogo contra a Argentina.
A consagração veio na Copa do Mundo da Suécia (1958): na terceira partida do Brasil, insatisfeitos com o rendimento do time, os jogadores pedem ao técnico Vicente Feola a entrada de Garrincha e Pelé, que saiu do campo como a maior revelação de todos os tempos do futebol. Tendo no time o artilheiro da Copa (seis gols no total), o Brasil foi pela primeira vez campeão mundial.
Pelé participou ainda da Copa de 1966, na Inglaterra, e alcançou, em 1969, um recorde praticamente impossível de ser superado ao marcar seu milésimo gol.
Despediu-se da Selecção Brasileira com uma grande festa que levou 120 mil pessoas ao Maracanã (RJ), em 1971.
Jogou ainda no Cosmos, de Nova York (1975 e 1977).
Sua despedida definitiva do futebol deu-se aos 37 anos.
Tornou-se homem de negócios e, em janeiro de 1995, assumiu o cargo de ministro extraordinário dos Esportes.

Comentários:
Grande Pélé!
 
viva o Eusébio
 
Viva o Nei, o fenómeno da Figueira...
MM
 
Nei?
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com