sábado, outubro 07, 2006

 

PÓVOA DO VARZIM - PORTO


Posted by Picasa A ligação do Porto à Póvoa por via férrea data de 1875.
A ideia da implementação dessa via teria surgido da necessidade de se dar mais fácil escoamento ao produto da pesca. Nessa época, a Póvoa era um grande centro pesqueiro. A população da vila, segundo estatísticas da época, seria de cerca de dez mil habitantes, um terço dos quais se dedicava à faina da pesca, além daqueles que, em terra, se ocupavam de tarefas com ela relacionadas. Foi a época áurea da pesca poveira. A frota, constituída por centenas de barcos capturava apreciáveis quantidades de muitas espécies, nomeadamente sardinha que cada barco carregava aos duzentos milheiros e mais.
Regateiras e negociantes de peixe faziam bom lucro no negócio e os almocreves compravam a sardinha aos centos, já preparada, isto é, escochada e salpicada de sal.O peixe era transportado, de madrugada, em pesadas carroças puxadas por muares a caminho da Trofa, de Nine e de S.Romão, e desses lugares seguia por caminho-de-ferro para todo o Minho e Alto Douro.
Impunha-se, assim, a necessidade dum meio de transporte mais rápido e cómodo de modo a dar mais eficaz vazão a tanta fartura.
Nesse sentido decorreu durante cinco anos, de 1869 a 1874 uma campanha no intuito de convencer capitalistas a investirem na concretização da ideia. O Barão de Quecel e o engenheiro belga Alicot criaram, então, a “Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa de Varzim” que procedeu aos estudos do traçado e requereu ao Governo autorização para realização da obra e exploração da linha.
Os trabalhos começaram em 22 de Outubro de 1874 e, um ano depois, em 7 de Outubro de 1875, foi a ligação oficialmente inaugurada.
O escritor e político Oliveira Martins foi empregado da “Companhia” e chegou a ser seu director de exploração.

Roubado ao "garatujando".

Comentários:
Prezado amigo Acácio,

gostaria de indicar-lhe uma site sobre as medidas dos carris na história dos comboios.
http://parovoz.com/spravka/gauges-en.php

(pf. search: "Portugal")

Abraço
Konrad
 
obrigado, Konrad
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com