sábado, novembro 11, 2006

 

AUGUSTO PINOCHET


Posted by Picasa Augusto Pinochet Ugarte que nasceu em Valparaíso no dia 11 de Novembro de 1915 é um militar do Chile.
Nomeado em 1973 comandante do exército chileno, chefiou a junta militar que tomou o poder através do golpe de estado de 11 de setembro de 1973, que derrubou o presidente Salvador Allende.
A 17 de junho de 1974 assumiu formalmente o cargo de Presidente da República.
Em 18 de fevereiro de 1988 foi derrotado em plebiscito que rejeitou o prolongamento da sua presidência.
Em 1989 foram realizadas as primeiras eleições desde 1970, quando o General Pinochet entregou a presidência a Patrício Aylwin, o vencedor das eleições, em 11 de março de 1990. Passou então a exercer as funções de senador vitalício no Congresso chileno, às quais renunciou em virtude dos problemas de saúde e das diversas acusações de violações aos direitos humanos.
Em 2004 Pinochet passou a ser acusado de manter contas secretas no exterior, a partir de investigações realizadas pelo Senado dos EUA no Banco Riggs.
Embora tenha deixado de responder a processos por violações a direitos humanos nos casos "Caravana da Morte" e "Operação Condor", em virtude de sua frágil saúde, Pinochet continua sendo responsabilizado por organizações de defesa das vítimas, que lhe imputam os crimes cometidos pelo regime militar de que era o chefe supremo.

Comentários:
SALVADOR ALLENDE SEMPRE.
 
Este ditador, pior que o Estaline ou do mesmo género, vendia drogas para a Europa. E o que dizer do tráfico de armas, sonegação de impostos, falsificação de documentos e o grande massacre dos oponentes ao seu regime.
CHILE LIVRE!
 
se fosse coisa boa já cá não estava
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com