sexta-feira, novembro 03, 2006

 

BILL CLINTON


Posted by Picasa William Jefferson Clinton (Hope, Arkansas, 19 de Agosto de 1946), nascido William Jefferson Blythe III e mais conhecido como Bill Clinton, foi o 42º presidente dos Estados Unidos da América, por dois mandatos, entre 1993 e 2001.
Antes de servir como presidente, Clinton foi governador do estado do Arkansas por cinco mandatos.
Foi eleito presidente em 3 de novembro de 1992, batendo George H. W. Bush e acabando com doze anos de gestão republicana na presidência.

Na Convenção Democrata daquele ano, fora escolhido o candidato deste partido após a deserção de muitos caciques democratas, que não acreditavam na possibilidade de derrotar Bush pai devido à popularidade por este amealhada após a Segunda Guerra do Golfo.
Mas o desemprego e a recessão econômica, somados à imagem jovial de Clinton e às dissidências internas entre os republicanos, acabaram por sepultar as chances de Bush pai de se reeleger. Curiosamente, devido ao modelo estado-unidense eleitoral, Clinton elegeu-se presidente sem precisar obter a maioria absoluta dos votos (o terceiro colocado naquelas eleições, Ross Perot, obteve cerca de 19% dos votos, enquanto Clinton e Bush pai receberam 41 e 37%, respectivamente).
Já durante a campanha eleitoral, Clinton sofreu acusações de assédio sexual por parte de Gennifer Flowers, sem que sua imagem fosse seriamente prejudicada.
Tendo assumido o cargo, as prioridades domésticas de Clinton incluíam reformas na área de educação, restringir vendas de armas, fortalecer leis de proteção ao meio ambiente e proteger o emprego de pais que têm que cuidar de seus filhos doentes.

Internacionalmente, suas prioridades incluíram reduzir barreiras de comércio (NAFTA) e mediar os conflitos na Irlanda do Norte e entre israelitas e palestinos.
Foram anos de grande desenvolvimento econômico da nação, com o déficit fiscal da era Reagan sendo reduzido.
Ele se tornou o segundo presidente estado-unidense a sofrer um processo de impeachment, como resultado do escândalo envolvendo a estagiária Monica Lewinsky, mas acabou sendo absolvido pelo Senado.

Ele foi o terceiro mais novo presidente dos EUA.
Ao deixar o cargo, ele teve as mais altas taxas de aprovação para um presidente na história moderna dos Estados Unidos (58% de imagem positiva).
O presidente Clinton foi o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Sua eleição marcou uma diferença dos ex-presidentes que eram na sua maioria veteranos da Segunda Guerra Mundial e que passaram pelo início da Guerra Fria nos anos 50. Ele foi considerado o símbolo dos baby-boomers, a geração de estado-unidenses nascidos após a Segunda Guerra. Na segunda metade do século XX foi o único presidente dos EUA integrante do Partido Democrata a conseguir a reeleição.
Durante os seus dois mandatos teve como vice-presidente Albert Gore Jr., senador por Tennessee.

Gore viria a ser derrotado por George W. Bush, mesmo recebendo a maioria dos votos populares, nas controvertidas eleições presidenciais de 2000.
Teve recentemente um problema cardíaco e fez cerca de quatro pontes de safena no coração. Seus hobbies incluem o gosto pela música (Clinton é um exímio tocador de saxofone).

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com