sexta-feira, novembro 24, 2006

 

EMIR KUSTURIKA


Posted by Picasa Nasceu em Sarajevo, na Jugoslávia, em 24 de novembro de 1954.
Começou a fazer cinema ainda no colégio, dirigindo filmes independentes, muitos deles premiados em festivais nacionais amadores.
Emir Kusturica foi um dos mais brilhantes alunos da Famu, a academia cinematográfica de Praga, onde estudou com o director checo Otakar Vavra, de 1973 a 1977.
Por seu projecto de graduação, a curta-metragem em preto-e-branco Guernica (1978), ele ganhou o primeiro prêmio do Festival Internacional de Cinema Estudantil, em Karlovy-Vary (República Ccheca).
De volta à sua cidade natal, começou a trabalhar para a TV e dirigiu, entre outros, As Noivas Estão Chegando (1979) e Bar Titanic (1980), que lhe valeu o primeiro prêmio no Festival do Telefilme de Portoroz (Eslovênia).
Seu filme de estréia no cinema, Você se Lembra de Dolly Bell? (1981), tornou-se um sucesso de crítica internacional e foi laureado em Veneza com o Leão de Ouro para directores estreantes. No ano seguinte, o filme ganhou o Prêmio da Crítica na 6ª Mostra.
Kusturica dirigiu ainda Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios (1985; Palma de Ouro em Cannes e selecção da 9ª Mostra), Vida Cigana (1989), Arizona Dream (1993; Urso de Prata em Berlim), Underground - Mentiras de Guerra (1995; Palma de Ouro em Cannes e 19ª Mostra), Sept Jours dans la Vie d'un Oiseau (1996, para a TV francesa) e Gato Negro, Gato Branco (1998; Leão de Prata em Veneza), este último com trilha sonora do grupo No Smoking, que se apresenta na abertura desta 25a Mostra.
No ano passado, o público da 24a Mostra teve a oportunidade de assistir a Kusturica actuando. Ele encarnou o condenado à morte Neel Auguste no drama de época A Viúva de Saint-Pierre, de Patrice Leconte.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com