sábado, novembro 04, 2006

 

FELIX MENDELSSOHN


Posted by Picasa FELIX MENDELSSOHN BARTHOLDY que nasceu no dia 3 de Fevereiro de 1809 e faleceu no dia 4 de Novembro de 1847, como se sabe foi um compositor romântico prolífico que, como Mozart, desde sua infância e adolescência já contava com peças musicais compostas de estruturas complexas como uma sinfonia.
De família judaica de posses em sua época (seu pai era banqueiro), Felix se converteu ao luteranismo.
Isto fez com que seu interesse por oratórios e cantatas protestantes, em especial a música de J. S. Bach, se desenvolvesse a tal ponto que a Mendelssohn deve ser creditado o facto das obras de Bach terem se tornado conhecidas como são hoje em dia.
Foi ele quem regeu, em 1829, a primeira récita da Paixão Segundo São Mateus quase 80 anos depois da morte do compositor.
Estas experiências fizeram crescer em seu coração uma vontade imensa de trazer para a linguagem musical as histórias de personagens bíblicos.
Mendelssohn já havia composto “Paulus” que teve sua primeira apresentação em Dusseldorf (Alemanha) em 1836, e planeou compor uma obra sobre o apóstolo Pedro para acompanhar o primeiro.
Porém a diversidade, o drama e a grandiosidade dos acontecimentos da vida de Elias o tocaram profundamente.
Estas características são transmitidas musicalmente por toda a obra de forma magistral.
Desde sua premiére, no dia 26 de agosto de 1846, na cidade de Birmingham (Inglaterra), o “Elias” tomou o vulto de uma das mais ricas e dramáticas obras musicais da forma de Oratório, tendo sua popularidade superada somente pelo Messias de Handel.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com