sexta-feira, novembro 10, 2006
LEONID BREJNEV


Segundo Dimitri Volkogonov, em Stalin: Triunfo e Tragédia, Brejnev deve toda a sua fama de herói de guerra, largamente utilizada durante o culto à sua pessoa (tipicamente stalinista), que se promoveu durante sua ditadura, a falsificações e adulterações documentais, já que, em diversas avaliações realizadas por seus superiores, havia referências a sua inépcia, ao seu alcoolismo e ao facto de Brejnev não passar de um ferrabrás dissoluto.
Brejnev sucedeu a Nikita Khrushchev, afastado pela ala conservadora do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) pelo seu reformismo.
A posse de Brejnev simbolizava o retorno da poderosa burocracia ao poder, apesar de prometer que continuaria as reformas internas e buscar a aproximação com o Ocidente.
O novo governante teve que equilibrar a estagnação econômica com o crescimento das despesas militares.
A produção de armamentos e a manutenção das tropas miliares na União Soviética e nos países satélites eram os responsáveis pelos grandes gastos do orçamento.
Durante os 18 anos que se manteve no poder, Brejnev impôs severo controle sobre os países da Europa Oriental.
Em 1968, na checoslovàquia, um movimento de reformas liberais – a Primavera de Praga - liderada por Alexander Dubcek, foi esmagado por tanques do Pacto de Varsóvia.
Comentários:
« Voltar
Olha o Leonid das sobrancelhas grandes!!! Este Leonid Brejnev uma vez deu um beijo na boca dum Camarada alemão em frente de milhares de pessoas e como tinha uma esposa judia, chamada Viktoria, tratou logo de a despechar. Será que o Leónidas da União Soviética era como os amigos da BROKEBACK MOUNTAIN? Nunca se sabe, não é Ti Acácio.
Postar um comentário
« Voltar