sexta-feira, novembro 24, 2006

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Ana Maria Sala
Nasceu em Brívio, Itália, em 21-4-1829, o quarto entre 8 filhos, de pais profundamente cristãos e de elevadas condições econômicas.

Pela sua brilhante inteligência boa disposiçãopara os estudos, com 11 anos foi internada num colégio das irmãs Marcelinas, em Milão, de recente fundação.
Em 1846 obteve o diploma de 1º grau e voltou para a família, onde foi o anjo consolador dos seus caros, sobretudo por ocasiào de uma doença da mãe e um calapso financeiro do pai.
Nesse ínterim se prodigalizava no apostolado entre as crianças da paróquia, os doentes e os carentes. Depois para entrar no nascente Instituto das irmãs Marcelinas, fundado pelo sacedote LuísBiraghi(1801-1879) em 1848 na casa de Vimercate.
Sua índole equilibrada se adaptava muito bem á vida mista querida pela regra do instituto: intensa vida interior e férvida acção apostólica entre as alunas.
Em1852 pronuncio os votos perpétuos na primeira profissão pública das Marcelina. foi em segunda enviada como professora de 1º grau e de música a vários lugares.
Em 1859 foi escolhida para a assisténcia aos feridos na guerra de independência da Itália no hospital militar de São Lucas.
Em 1865 superou os difíceis exames exigidos pelo novo governo italiano.
Brilharam então sua inteligência e cultura. Em 1878, deixando Genova, onde tinha passado 9 anos num apostolado eficaz, voltou para Milão como assistente e professora nos cursos superiores, aí permanecendo até a data de sua morte.
Um doloroso carcinoma na garganta não a fez diminuir a intensa actividade nos múltiplos encargos.
Morreu em 24 de novembro de 1891, circuidada pela fama de santidade e deixando copiosos frutos no seu apostolado. Foi professora da mãe de Paulo VI.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com