sábado, dezembro 16, 2006

 

AFONSO DE ALBUQUERQUE


Posted by Picasa D. Afonso de Albuquerque (1462?, Alhandra — 16 de Dezembro de 1515, ao largo de Goa), segundo filho de Gonçalo de Albuquerque é um militar e político português que foi uma das principais figuras da expansão portuguesa no Oriente e da afirmação de Portugal como grande potência asiática enquanto Governador da Índia.
Foi educado na corte de D. Afonso V. Em 1476 acompanhou o futuro rei D. João II nas guerras com Castela, esteve nas praças-fortes de Arzila e Larache (Marrocos) em 1489, e em 1490 faz parte da guarda de D. João II, tendo voltado novamente a Arzila em 1495.
Em 1503 foi enviado à Índia com o primo Francisco de Albuquerque, comandando cada qual três naus, tendo participado em várias batalhas, erguido a fortaleza em Cochim e estabelecido relações comerciais com Coulão.
De regresso ao reino de Portugal, foi bem acolhido por D. Manuel que em 1506 o tornou a enviar ao Oriente em companhia de Tristão da Cunha e nomeando-o governador da Índia na sucessão do vice-Rei D. Francisco de Almeida.

Neste posto, conquistou vários portos em Oman acabando por chegar à riquíssima cidade de Ormuz, que tornou tributária de Portugal. Em 1510 toma Goa ao turco Hidalcão. Em 1511 toma Malaca, abrindo aos portugueses o acesso às especiarias das Molucas e ao comércio com a China. Em Fevereiro de 1513 Albuquerque parte para o estreito de Bab-el-Mandebe, tentando tomar Adém sem êxito.
Com a construção da fortaleza de Ormuz em 1515 concluiu o seu plano de domínio dos pontos estratégicos que permitiam o controle marítimo e o monopólio comercial da Índia.
Em 1514 está na Índia dedicando-se à administração e diplomacia, a concluir a paz com Calecute, a receber embaixadas de reis indianos e a consolidar e embelezar Goa, onde, por meio do casamento de portugueses com mulheres indígenas procura criar uma raça luso-indiana.

O seu prestígio chegara ao auge criando as bases do Império Português no Oriente.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com