quinta-feira, dezembro 07, 2006
APOLO XVII
Apesar da cortina estar se fechando sobre o Programa Apollo, o acto final foi espetacular.A área de pouso do Módulo Lunar Falcon, num bonito vale cercado de montanhas no limite do Mar da Serenidade, prometia ser um paraíso geológico.
Em fotografias tiradas antes da missão, a área escolhida para o pouso, Taurus-Littrow, estava coalhada de pedras roladas das montanhas em volta, e no vale no centro destas montanhas podiam ser vistas inúmeras crateras escuras, provavelmente produzidas por material vulcânico.
Para explorar esta preciosidade geológica, a direcção do vôo tinha escolhido uma tripulação de dois homens com, talvez, a mais ampla gama de capacidades de todas as tripulações da Apollo. O Comandante Eugene Cernan era um veterano de duas missões anteriores, tendo voado na Gemini IX e na Apollo 10. Era o único comandante qur já havia pilotado o Módulo Lunar no espaço e haviam poucos, no corpo de astronautas, que conheciam a espaçonave tão profundamente.
E o seu co-piloto e piloto do ML Falcon, Harrison “Jack” Schmitt, não apenas conhecia o módulo profundamente, mas também era um geólogo.
Se a região lunar de Taurus-Littrow era um paraíso geológico, então Harrison Schmitt era o geólogo.
A Apollo XVII foi lançada no dia 7 de Dezembro de 1972 e foi a última do programa.