sexta-feira, dezembro 29, 2006

 

CHARLES GOODYEAR


Posted by Picasa A história da invenção do pneu é muito antiga, tem quase dois séculos.
A borracha que hoje conhecemos, não passava de uma goma grudenta para impermeabilizar tecidos.
Quando fazia calor porém, corria-se o risco dela dissolver, e assim, levou seus fabricantes à falência.
Charles Goodyear, que nasceu no dia 29 de Dezembro de 1800, começou as suas pesquisas no ano de 1824, com 30 anos e problemas de saúde, interessando-se pela instabilidade da borracha, com a qual fazia várias experiências e misturas. Com magnésio perdeu o aspecto grudento.
Foram tantas as misturas, que ele quase morreu asfixiado pelo gás que produziu ao juntar borracha ao nitrato de bismuto.
O sucesso ocorreu, como quase em todas as invenções, por acaso.
Em 1839, Charles Goodyear recebeu uma encomenda de 150 malotes do correio.
Goodyear juntou vermelhão e chumbo para dar um aspecto de couro à borracha e enxofre. Prontas, depois de alguns dias, a maioria delas estava imprestável, deformada ou derretida. Porém, uma das bolsas, deixada perto de um forno quente, queimou de uma forma que chamou a atenção de Goodyear.
Ele concluiu que a carbonização poderia parar naquele ponto e manter assim, a estabilidade do material.
Experiências posteriores confirmaram a convicção de que a borracha, cozida a altas temperaturas com enxofre, mantinha suas condições de elasticidade no frio ou no calor.
Estava descoberto o processo de vulcanização da borracha.
Apesar de ser um gênio, Charles Goodyear vivia de caridade.
Juntou 50 dólares, deixou metade com a família e foi para Nova Iorque mostrar sua descoberta. Com 46 mil dólares emprestado de William de Forest, fabricou as primeiras mantas regulares de borracha.
Em 1841 entrou com pedido de patente, conseguida apenas nos EUA em 1844.
Dez anos depois, no dia 1 de julho, aos 60 anos de idade, Charles Goodyear faleceu no Fifth Avenue Hotel, em Nova Iorque (EUA).
Em 1898, surge em Akron (Ohio), a Goodyear Tire & Rubber, fundada por Frank Seiberling que desenvolveu a carcaça e o processo de recobri-la com borracha.
Seu primeiro projecto de pneu, em 1916, colocou a empresa na liderança das vendas de pneus nos Estados Unidos e aos poucos transformou o nome Goodyear em sinônimo de borracha.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com