sexta-feira, dezembro 22, 2006

 

CHICO MENDES


Posted by Picasa No dia 22 de Dezembro de 1988 o seringueiro, sindicalista e activista ambiental Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, foi assassinado em Xapuri, Acre.
Chico Mendes teve um papel importante na fundação do Conselho Nacional dos Seringueiros e na formulação da proposta das Reservas Extrativistas para os seringueiros.
Ele organizava muitos dos acima descritos empates e assim conseguiu apoio internacional para a luta dos seringueiros.
Em 1987 foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o prêmio "Global 500" e neste mesmo ano ganhou a "Medalha do meio ambiente" da organização "Better World Society". Após o assassinato de Chico Mendes juntaram-se mais de trinta entidades sindicalistas, religiosas, políticas, de direitos humanos e ambientalistas para formar o "Comitê Chico Mendes". Eles exigiram providencias e através de articulação nacional e internacional botaram pressão sobre órgãos oficiais para que o crime seja punido.
Em 1990 os fazendeiros Darly e Darcy Alves da Silva foram considerados culpados do assassinato e condenados a 19 anos de reclusão.
Em 1993 eles escaparam da prisão e foram novamente capturados em 1996.
O caso Chico Mendes despertou pela primeira vez a atenção internacional para os problemas dos seringueiros.
Através do assassinato, Chico Mendes tornou-se mais uma vez representante dos muitos outros moradores da floresta assassinados, desapossados ou ameaçados...

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com