sábado, dezembro 09, 2006

 

GUSTAVO ADOLFO


Posted by Picasa Gustavo Adolfo, (9 de Dezembro de 1594 — 6 de Novembro de 1632), rei da Suécia, foi um dos grandes campeões da causa protestante.
Foi alcunhado de Leão do Norte pelos seus progressos na arte da guerra, nomeadamente pela introdução de peças de artilharia ligeira, que podiam ser mais facilmente deslocadas no campo de batalha.
Assim que subiu ao trono, em 1611, com apenas dezasseis anos, viu-se envolvido em guerras: inicialmente com a Polónia, Dinamarca e Rússia. Resolveu rapidamente o assunto com a Dinamarca e Rússia, mas a guerra com a Polónia arrastou-se até 1629, quando a venceu.
Nessa altura já Gustavo era considerado um dos melhores guerreiros do seu tempo.
Em 1630 decidiu intervir na Guerra dos Trinta Anos, na qual os Protestantes passavam por dificuldades. Alguns dos seus oponentes troçaram do rei de gibão de cabedal, chamando-o de «Rei das Neves» e afirmando que se derreteria quando chegassem os climas quentes do Sul.
No entanto, Gustavo derrotou e matou um dos mais brilhantes generais do lado católico-romano, o conde de Tilly.

Em 1632, na Batalha de Lucena (Lutzen), Gustavo defrontou o ainda mais temível Albrecht von Wallenstein, a quem derrotou, mas morreu conduzindo uma carga de cavalaria.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com