sexta-feira, dezembro 01, 2006

 

MIGUEL DE VASCONCELOS


Posted by Picasa Miguel de Vasconcelos foi Secretário de Estado da duquesa de Mântua, vice-rainha de Portugal, em dependência do rei de Espanha, tornou-se odiado pelo o povo, por, sendo português, colaborar com a representante da dominação filipina.
Foi a primeira vítima da Revolução de 1640, tendo sido defenestrado da janela do Paço Real de Lisboa para o Terreiro do Paço.
Assim como previa a revolução o povo, que arguardava no Terreiro do Paço só saberia que a revolução tinha sido bem sucedida quando Miguel Vasconcelos fosse defenestrado.
Depois de entrarem no palácio os conspiradores procuraram Miguel Vasconcelos, mas dele nem sinal e por mais voltas que dessem não encontravam Miguel de Vasconcelos. Onde estaria metido.

Já tinham percorrido os salões, os gabinetes de trabalho, os aposentos do ministro, e nada! Ora acontece que Miguel de Vasconcelos, quando se apercebeu que não podia fugir, escondeu-se num armário e fechou-se lá dentro com uma arma.
O que finalmente o denuciou foi o tamanho do armário. Pequeno, acanhado, incomodo, próprio para papeis e não para pessoas! O fugitivo ao tentar mudar de posição, remexeu-se lá dentro, o que provocou uma restolhada de papeis. Foi quanto bastou para os conspiradores rebentarem a porta e o crivarem de balas. Depois atiraram-no pela janela fora.
O corpo caiu no meio de uma multidão enfurecida que largou sobre ele todo o seu ódio, cometendo verdadeiras atrocidades.

Há também quem diga que Miguel de Vasconcelos foi atirado vivo e que fora o povo que o matou. Um pobre escritor chamado Antonio alega isso mesmo.

Comentários:
Para Portugal a união iberica foi tão desastrosa como será a união europeia...

Não concorda ?

Bom fim de semana
Konrad

PS. mencionei o seu artigo & imagem no meu (tripod) blog. OBRIGADO !
 
amigo Konrad...desastrosa e de que maneira!!!
Nunca estivemos tão mal nos últimos trinta anos...
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com