sábado, dezembro 02, 2006

 

MONICA SELES


Posted by Picasa Monica Seles (Novi Sad, 2 de Dezembro de 1973) é uma ex-tenista. Durante sua carreira, Seles venceu nove títulos Grand Slam e tornou-se a mais jovem campeã de Roland Garros em 1990.
Foi uma das jogadoras que dominou o circuito nos anos 90.
Entretanto, em 1993, Seles foi apunhalada por um fã enlouquecido de sua jogadora rival Steffi Graf.
Após este incidente, ela não voltou a jogar no tour durante dois anos. Voltou a ter algum sucesso após ter retornado aos jogos competitivos, em 1996, conquistou o Australian Open mais uma vez e encerrou sua carreira no tênis em 2003.
Monica Seles (em sérvio Monika Seleš) nasceu em Novi Sad, Vojvodina, Sérvia (então Jugoslávia, hoje Sérvia e Montenegro) em 1973.

Ela é de etnia magiar (seu nome escreve-se Szeles Mónika em húngaro, segundo a convenção magiar que coloca o apelido de família em primeiro lugar).
Seles começou a jogar ténis aos seis anos de idade, treinada pelo seu pai, Karolj Seleš.

Ganhou o seu primeiro torneio aos nove anos (apesar de não conhecer bem o sistema de pontuação do jogo e de ter apenas uma vaga ideia de estar em vantagem ou desvantagem durante as partidas).
Em 1985, com onze anos, ganhou o prestigiado Orange Bowl em Miami, Flórida, e despertou a atenção do treinador de ténis Nick Bollettieri.
Em 1986, a família Seleš mudou-se da Iugoslávia para os Estados Unidos e Monica integrou a Nick Bollettieri Tennis Academy, onde treinou durante dois anos.
Seles disputou o seu primeiro torneio oficial em 1988, aos 14 anos de idade. No ano seguinte, dedicou-se a tempo integral ao tour profissional e conquistou o primeiro título da sua carreira em Houston, em Maio de 1989, batendo Chris Evert na final. Um mês depois, Seles chegou às meias-finais na sua estreia nos torneios do Grand Slam, em Roland Garros, onde perdeu para a número 1 do mundo, Steffi Graf.

Seles terminou o seu primeiro ano no tour classificada no 6º lugar do ranking mundial.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com