quinta-feira, dezembro 28, 2006

 

OLAVO BILAC


Posted by Picasa Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865, filho do Dr. Braz Martins dos Guimarães Bilac e D. Delfina Belmira dos Guimarães Bilac.
Após os estudos primários e secundários, matriculou-se na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro, mas desistiu no 4º ano.
Tentou, a seguir, o curso de Direito em São Paulo, mas não passou do primeiro ano, atraído que era pela vida fluminense, voltou ao Rio e passou a dedicar-se ao jornalismo e à literatura.
Foi um dos mais ardorosos propagandistas da abolição, ligando-se estreitamente a José do Patrocínio.Em 1900 partiu para a Europa como correspondente da publicação Cidade do Rio.
Daí em diante, raro era o ano em que não visitava Paris.
Fundou vários jornais, de vida mais ou menos efêmera, como A Cigarra, O Meio, A Rua.
Na secção "Semana" da Gazeta de Notícias, substituiu Machado de Assis, trabalhando ali durante anos.Exerceu vários cargos públicos no estado do Rio de Janeiro e na antiga Guanabara, tendo sido inspector escolar, secretário do Congresso Panamericano e fundador da Agência Americana.
Foi um dos fundadores da Liga da Defesa Nacional (da qual foi secretário geral), tendo lutado pelo serviço militar obrigatório, que considerava uma forma de combate ao analfabetismo. Conferencista de platéias elegantes, sua obra tornou-se leitura obrigatória, sendo declamado nos círculos literários.
Fundindo o Parnasianismo francês e a tradição lusitana, Olavo Bilac deu preferência às formas fixas do lirismo, especialmente ao soneto.Nas duas primeiras décadas do século XX, seus sonetos de chave de ouro eram decorados e declamados em toda parte, nos saraus e salões literários comuns na época.
Foi um dos mais notáveis poetas brasileiros, prosador exímio e orador primoroso, participou da fundação da Academia Brasileira de Letras, na cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias.
É autor do Hino à Bandeira Nacional.
Olavo Bilac morreu no Rio de Janeiro em
28 de dezembro de 1918.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com