sábado, dezembro 30, 2006

 

VESPASIANO


Posted by Picasa Tito Flávio Vespasiano, Titus o filho [ou Titvs Flavivs Vespasianvs, Imperador romano 30 de Dezembro de 39.
Imperador romano (79-81) provavelmente nascido em Roma, filho mais velho e sucessor de Tito Flávio Vespasiano, que terminou a construção do Coliseu, obra iniciada por seu pai.

Educado por Britânico de quem se tornou grande amigo, distinguiu-se como tribuno militar na Bretanha e na Germânia, e foi indicado comandante de uma das legiões comandadas por seu pai na Judéia. Demonstrou notável bravura, e assumiu o comando da guerra quando seu pai foi proclamado imperador (69) adquirindo grande prestígio militar, após sufocar a Revolta Judia. Foi responsabilizado pelos judeus pela destruição de Jerusalém (70). Durante o reinado de Vespasiano, participou do poder imperial, ocupou sete consulados e comandou a guarda pretoriana. Por seu comportamento benevolente e senso de justiça com os mais desvalidos, principalmente durante as catástrofes, gozou de grande prestígio popular durante e depois de seu reinado, e que poderia ter sido diferente se ele tivesse governado mais tempo, pois embora demonstrasse além de generosidade e bom senso, alguma preocupação com a moralidade, seu governo também foi marcado por irritações e intrigas, principalmente vindas de seu irmão Domiciano. Morreu em Roma e durante seu curto reinado ocorreu a catástrofe do Vesúvio (79) e Roma sofreu um grande incêndio e foi atacada pela peste.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com