sábado, janeiro 13, 2007

 

HENRIQUE II, DE CASTELA


Posted by Picasa Henrique II de Castela, o das Mercês (Sevilha, 13 de Janeiro de 1334 - Santo Domingo de la Calzada, La Rioja, 29 de Maio de 1379), foi rei de Castela, primeiro monarca da casa de Trastâmara, filho ilegítimo de Afonso XI de Castela e D. Leonor de Gusmão e como tal meio-irmão de Pedro I de Castela.
A 23 de Março de 1369 assassinou o irmão D. Pedro, colocando assim um ponto final no conflito que havia muito se arrastava e opunha os dois irmãos na luta pelo poder.

Este acontecimento traria graves consequências, já que grande parte das cidades apoiavam o reinado de D. Pedro. Henrique parte para a Guerra dos Cem Anos, passando a maioria do seu reinado combatendo as pretensões de João de Gaunt, filho de Eduardo III de Inglaterra, que reclamava o trono por direito da sua segunda esposa, filha de Pedro.
Henrique II foi o primeiro nobre a utilizar o anti-semitismo como uma ferramenta política na Espanha, o que conduziu à extinção da convivência, e a um período de tumultos e quezilhas, e pode ser considerado como precedente à perseguição dos judeus pela Inquisição Espanhola, iniciada cem anos depois.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com