sábado, janeiro 06, 2007

 

JOANA D´ARC


Posted by Picasa Joana d'Arc que nasceu no dia 6 de janeiro de 1412 e faleceu no dia 30 de maio de 1431, por vezes chamada donzela de Orléans, foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos.
Durante a guerra, tomou partido pelos Armagnacs na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses.
Descendente de uma família modesta de Domrémy e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase 5 séculos depois de ser queimada viva. Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana d'Arc foi esquecida pela história até ao século XIX (o século do nacionalismo), o que parece confirmar as teorias sobre o nacionalismo de Ernest Gellner.
Irène Kuhn escreveu: "Foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica".Antes do século XIX, Shakespeare tratou-a como uma bruxa; Voltaire escreveu um poema satírico que a ridicularizava.
Já com o romantismo, e chegado o século XIX, o romântico alemão Schiller fê-la uma heroína da sua peça de teatro "Die Jungfrau von Orleans", publicada em 1801.
Como diz Kuhn, o renascer de Joana na França só se dá de facto quando o historiador Michelet lhe faz o elogio, e em 1870, quando a França é derrotada pela Alemanha - que ocupa a Alsácia e a Lorena - "Jeanne, a pequena pastora de Domrémy, um pouco ingênua, torna-se a heroína de sentimento nacional".
Durante a primeira fase da Terceira República, no entanto, o culto à Joana D'Arc esteve associado à Direita monarquista,da qual ela era um dos ícones tutelares, como o rei Henrique IV, e era mal visto pelos republicanos.
Ainda que a Igreja Católica francesa tivesse proposto sua beatificação em 1909, é só com a Primeira Guerra Mundial que ela deixa de ser uma heroína apenas da Direita; segundo Irène Kuhn,a partir daí "os postais patrióticos mostram Jeanne à cabeça dos exércitos e monumentos seus aparecem como cogumelos por toda a França.
Em 1920, Joana D'Arc estava já definitivamente reabilitada e tornava-se a Santa Joana D'Arc e em 1922 foi declarada padroeira de França, onde o dia de 30 de Maio é feriado nacional em sua honra.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com