sexta-feira, janeiro 05, 2007

 

KONRAD ADENAUER


Posted by Picasa Nascido em Colônia a 5 de Janeiro de 1876 em Rhöndorf, próximo de Bona, e falecido no dia19 de Abril de 1967 foi um político alemão, advogado e prefeito de Colônia. Foi ainda Chanceler da República Federal da Alemanha (1949 - 19 e Presidente do Partido Democrata Cristão (CDU).
Primeiro chanceler da Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) entre 1949 e 1963, logo depois que o país havia sido formado, no fim da Segunda Guerra Mundial.
Nascido em Colônia, Adenauer estudou em várias universidades até se graduar em direito, foi prefeito de Colônia entre 1917 e 1933 e membro do poder legislativo. Como católico que era, fez oposição ao nazismo e, com o advento de Adolf Hitler ao poder, foi expulso de seu cargo político e obrigado a aposentar-se.
Com a eminência do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1944, Adenauer foi mandado para um campo de concentração e foi libertado quando as tropas aliadas invadiram a Alemanha.Em 1945, participou na fundação da União Democrática Cristã e assumiu a presidência da liga na zona de ocupação inglesa. Com o estabelecimento da Alemanha ocidental, em 1949, Adenauer assumiu o cargo de primeiro chanceler.
Por 14 anos, liderou a coligação entre a União Democrática Cristã, a União Social Cristã da Bavária e os Democratas Livres. Entre 1951 e 1955 também serviu como ministro para assuntos exteriores da Alemanha Ocidental.Adenauer tinha um grande objectivo: estabelecer a Alemanha ocidental como uma protecção para conter a expansão dos soviéticos na Europa. Assim, ele promoveu um estreitamento nas relações com os Estados Unidos e se reconciliou com a França. Foi durante o mandato de Adenauer que a Alemanha ocidental passou a integrar o Organização do Tratado do Atlântico Norte e passou a ser reconhecida como uma nação independente.
Adenauer se aposentou em 1963 após concluir um tratado - que havia perseguido durante anos - de cooperação com a França e continuou no parlamento até sua morte em 19 de abril.

Comentários:
Prezado Acácio,

Alemanha (ainda) não é "nação independente" por falta de um "tratado de paz". Legalmente Alemanha (ainda) encontra-se numa situação dependente.
A "constituição" alemã por isso chama-se "lei fundamental" (Grundgesetz) por ser uma instituição para governar o terreno alemão.
Ralf (Konrad)
 
Prezado Konrad: grato pelo esclarecimento.
Um abraço
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com