sexta-feira, janeiro 26, 2007

 

NICOLAE CEAUSESCO


Posted by Picasa Nicolae Ceausescu Chefe de Estado romeno de 1967 a 1989 nasceu no dia 26 de Janeiro de 1918, em Scornicesti, e foi fuzilado em Valáquia, perto de Bucareste no dia 25 de Dezembro de 1989. Membro desde 1936 do então ilegal Partido Comunista, durante as décadas de cinqüenta e sessenta Ceausescu transformou-se num alto funcionário. Em 1965, foi designado chefe do partido (secretário-geral do Comitê Central), sucedendo a Gheorghe Gheorghiu-Dej, e, em 1967, chefe de Estado (presidente do Conselho de Estado, desde 1974 presidente da República). No domínio da política externa Ceausescu aspirava alcançar uma maior autonomia para a Romênia dentro do bloco de Leste e, com esse objectivo, zelou pelas relações com a China e o Ocidente (em 1967, estabeleceu relações diplomáticas com a RFA e, em 1968, recusou-se a participar na entrada das tropas do Pacto de Varsóvia na Tchecoslováquia). No interior do país exerceu, durante mais de 20 anos, um poder absoluto baseado no terror. Sua violenta política de reformas, que manifestava traços de tirania e megalomania, conduziu a Romênia ao caos econômico a partir dos anos 80, momento em que o Ocidente lhe negou créditos. Em 1989, após um sangrento inventário, foi julgado por um tribunal especial e executado.

Comentários:
estava procurando um documentário sobre nicolae ceausesco,e encontrei seu blog,gostei muito de voce,já estive ai em portugal e adorei seu pais,espero te conhecer.
 
estava procurando um documentário sobre nicolae ceausesco,e encontrei seu blog,gostei muito de voce,já estive ai em portugal e adorei seu pais,espero te conhecer.
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com