sábado, janeiro 06, 2007

 

RUDOLF NUREYEV


Posted by Picasa Rudolf Nureyev formou-se pela escola do teatro Marinski em 1958, tendo estudado com Alexander Ivanovitch Pushkin.
Em 1961, já na condição de primeiro bailarino do “Kirov Ballet”, durante uma tournée pelo Ocidente, pediu asilo político em França.
O “Ballet do Marquis de Cuevas” foi a primeira companhia para a qual dançou, obtendo um sucesso retumbante, que logo o faria integrar, na qualidade de artista convidado permanente, o “Royal Ballet”, de Londres, por treze anos consecutivos, de 1962 a 1975.
Apresentou-se pelo mundo inteiro ininterruptamente, produzindo um volume de trabalho quase inacreditável.
Com uma personalidade controversa, Nureyev possuía um estilo e ideias que influenciaram profundamente o mundo da dança, podendo-se mesmo afirmar que a participação da dança masculina no Ocidente tem duas etapas: antes e depois de Nureyev.
Por muito tempo, bailarinos do mundo inteiro copiaram o seu estilo, e até a própria Rússia recebeu, de certa forma, a sua influência.
Por outro lado, Nureyev jamais negou a importância da sua formação e, por outro, na sua dança que magnetizava o público, sobressaía para além do extremo esmero, a execução técnica, uma personalidade que misturava a arrogância de um felino ao requinte de um aristocrata.
Esta frase da sua autoria define-o da melhor forma:“Morro quando se apagam as luzes e só ressuscito pensando que amanhã voltarei a dançar”.
Faleceu no dia 6 de Janeiro de 1993.

Comentários:
Como lamentei a sua morte...
É bom reavivar memórias...
Grata por o recordares.
Bj
 
dificilmente o seu lugar será preenchido
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com