segunda-feira, fevereiro 05, 2007

 

NAVE ANTARES


Posted by Picasa O acidente com a Apollo 13 causou um adiamento de apenas quatro meses em relação à data anteriormente prevista para a missão seguinte. A Apollo 14 foi lançada em 31 de janeiro de 1971 e no dia 5 de Fevereiro , o Comandante Alan Shepard, veterano dos primórdios da NASA e do primeiro vôo sub-orbital americano e o piloto do Módulo Lunar Antares Edgar Mitchell, pousaram na região escolhida de Fra Mauro.
A alunissagem do módulo Antares não foi das mais tranqüilas, pois a área de Fra Mauro era coalhada de crateras e seu solo era inclinado, em qualquer direcção que se olhasse. De qualquer maneira, a perícia de Shepard fez com que a nave pousasse numa cratera quase plana, nos padrões do tamanho do Módulo Lunar e que estava a apenas 30 metros do alvo exacto pré-determinado. O único problema com o ponto em que a nave pousou, é que nele havia uma inclinação de cerca de 8º o que fez com que, nas 24 horas em que eles permaneceram dentro do módulo, das 33 horas totais em que passaram na Lua, Shepard e Mitchell tiveram que lutar contra um chão inclinado, que ameaçava emborcar um sobre outro. Mais ainda, a inclinação contribuiu para uma noite sem sono entre as duas saídas da tripulação; por outro lado, a posição do ML não teve nenhum efeito na missão. Ninguém ainda havia dado uma boa dormida na Lua e Shepard e Mitchell não foram exceções. Mas eles estavam no chão, virtualmente no alvo, extremamente motivados e em grande forma física e mental.
Cerca de três horas após a alunissagem – após reconfigurar o ML para a partida e tirar algum tempo para comer e passar adiante algumas descrições excelentes da vista do lado de fora da janela – os dois tripulantes começaram a vestir suas roupas pressurizadas e mochilas de oxigênio, ficando prontos, como Shepard disse, “para sair e brincar na neve”. A imagem mental veio facilmente. Do lado de fora da janela, as macias e arredondadas formas das crateras tinham uma aparência de solo coberto de neve, apesar da cor não ser exatamente igual. O negro céu lunar tornava fácil imaginar uma noite de inverno coberta de neve em alguma cidade americana
.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com