quinta-feira, junho 14, 2007

 

CHE


Desde a juventude, Che coleccionara apelidos.
Enquanto jogador de Rugby, era conhecido como Fuser, uma contração de "El Furibundo" e seu sobrenome materno "Serna" - por seu estilo agressivo de jogo.
Em 1948, Che ingressou na Universidade de Buenos Aires onde estudou Medicina, incentivado em parte por sua própria doença.

Nessa época, realiza várias viagens pela América Latina, a mais famosa delas em 1952, com o seu amigo Alberto Granado, um bioquímico.
Guevara realiza um sonho: atravessar a América do Sul numa velha motocicleta Norton 500cc, conhecida pelo nome de La Poderosa II.
Nessa viagem, Guevara começa a ver a América Latina como uma única entidade econômica e cultural. Visita minas de cobre, povoações indígenas e leprosários, interagindo profundamente com a população, especialmente os mais humildes.
De volta à Argentina em 1953 acaba os estudos de Medicina e passa a se dedicar à política.
Guevara actuou como repórter fotográfico em uma carreira de êxito.

Cobriu o Pan-Americano de 1953 por uma agência de notícias Argentina no México. Em julho de 1953, inicia sua segunda viagem pela América Latina. Nessa oportunidade visita Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala.
Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais era promovendo mudanças drásticas.

Hoje faz anos que nasceu no ano de 1928.

Marcadores:


Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com